Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Enfrente o medo de falar em público

20 de agosto de 2015

Chegou a hora de apresentar o seu TCC e você está nervoso? Calma, é normal! Apresentar o TCC pode gerar muito estresse quando não se tem muita habilidade em falar em público. A seguir, veja como você pode fazer boas apresentações sem passar nervosismo.


Apesar de conhecer os mínimos detalhes sobre o assunto o qual irá discursar na apresentação do TCC, muitos estudantes sentem-se nervosos ao falar em público. Parece que as palavras ficam presas na garganta e a dúvida para onde olhar, por exemplo, tendem apenas a intensificar essa sensação e, consequentemente, prejudicam a performance do interlocutor.

Para que você não passe por essa situação na apresentação do seu TCC e enfrente seu medo de falar em público, reunimos algumas dicas. Confira!

TCC — Apresente sem medo

1. Não pense demais

Planejar a apresentação do TCC e conferir se não há erros nos textos e vídeos que você pretende mostrar ao público são atitudes bastante importantes para garantir um bom desempenho. No entanto, isso não significa que você deva pensar constantemente sobre o assunto, afinal as chances de você ficar mais ansioso apenas aumentam.

Por isso, no dia anterior a apresentação, depois de se certificar de que tudo está certo, relaxe. Descanse a mente e aproveite para fazer aquelas coisas que geralmente atrapalham seu dia a dia, como navegar na internet ou passar muito tempo nas redes sociais — Nesses casos, as distrações são mais que bem vindas!

2. Olhe as pessoas nos olhos

A princípio, essa dica pode não parecer uma boa ideia, porque dá a sensação de que o interlocutor apenas ficaria mais nervoso. Contudo, fazer contato visual dá a impressão ao público de que você está confiante e no controle da situação e, por isso, conforme você for percebendo que as pessoas estão reagindo realmente desta maneira, você se sentirá mais seguro e sua dificuldade de falar em público diminuirá.

3. Fale calmamente

Às vezes, no intuito de acabar logo com sua aflição, você começa a falar rápido, comprometendo a compreensão do público e a própria leitura que eles fazem do seu trabalho. Para que você consiga resistir a essa vontade, respire fundo e lembre-se de expirar, porque deste modo você diminui seu ritmo cardíaco e, consequentemente, seus níveis de ansiedade. Outro aspecto importante é inserir pausas durante seu discurso, conferindo à plateia tempo para digerir todas as informações.


Viu com não é tão complicado? Se precisar de ajuda com seu TCC, solicite nosso apoio acadêmico.

Solicite nosso apoio acadêmico