Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Justificativa para continuar o trabalho de conclusão

20 de julho de 2015

Está com dificuldades para redigir seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)? Calma, é normal! A seguir, confira nossas dicas de TCC e desenvolva a justificativa da sua pesquisa.


Após determinar o problema da pesquisa e (quase) encerrar a revisão bibliográfica, já é possível reconhecer se o tema e o problema do TCC são realmente relevantes e responder o motivo de suas respectivas relevâncias para a sua área de conhecimento. No trabalho de conclusão de curso (TCC), essa resposta é conhecida como "Justificativa".

Portanto, a justificativa é uma descrição dos "porquês" do tema e do problema da pesquisa serem relevantes para a sociedade, para a ciência, para a natureza, para o conhecimento humano, ou mesmo para uma comunidade muito específica e restrita.

No entanto, relevância não é um valor objetivo e pode ser interpretada diferentemente pelo autor e pelos vários leitores do TCC. Por essa razão, deve-se justificar o TCC pensando em seus diversos leitores, especialmente naqueles que tomam decisões sobre a continuidade ou descontinuidade do trabalho — por exemplo, orientador, avaliadores, financiadores, entre outros.

TCC — Justificativa

1. Por que a "Justificativa" do TCC é tão importante?

Enquanto é possível defender que todo tema é relevante para o conhecimento humano e para uma parte da sociedade, existem duas razões que justificam um trabalho:

1) Há escassez de recursos para se tentar fazer pesquisas sobre os infinitos temas que existem;
2) Há temas mais importantes que outros.

Dessa forma, justifica-se a pesquisa para defender a continuação dos estudos, a reserva e, consequentemente, o consumo de recursos humanos e materiais para sua execução, e o desenvolvimento do TCC em questão. Assim, a justificativa deve ser persuasiva, convincente e imediatamente útil ao leitor do trabalho, especialmente ao orientador.

Assim como o tema, o problema e os objetivos, a elaboração da justificativa ocorre ainda nos primeiros momentos do planejamento da pesquisa. Isso porque, na justificativa, não se deve defender a relevância dos resultados da pesquisa ou do trabalho de pesquisa individualmente, mas sim a relevância de empreender esforços naquela direção do tema.

Por isso, a justificativa é apresentada no início de um Projeto de Pesquisa e, consequentemente, no TCC — Deve ser regidida quando for constatado o valor/relevância da pesquisa.

2. Como deve ser feita a redação da "Justificativa"?

A redação da justificativa é diferente da redação dos demais elementos que compõem um Projeto de Pesquisa, TCC ou um relatório de pesquisa. Embora, a objetividade e clareza continuem necessárias na redação, a persuasão do texto é mais importante que seus fundamentos históricos, teóricos, metodológicos e tecnológicos.

Isto é, a justificativa, diferentemente de outos elementos do TCC, não requer referências bibliográficas, citações de outros autores ou resultados prévios. Porém, isso não significa que esses elementos não possam ser utilizados — Tais elementos podem ser utilizados, e com um grau de liberdade muito maior.

Adicionalmente, pode ser necessário mobilizar todos os recursos disponíveis para justificar determinadas pesquisas: bom texto, contribuições teóricas, metodológicas, tecnológicas, sociais, econômicas, culturais e históricas que a pesquisa produzir; trabalhos anteriores; ou mesmo apelos emocionais.

Enquanto algumas pesquisas são imediatamente justificáveis, como aquelas que impactam a vida de muitas pessoas e muitas comunidades, há outras pesquisas sobre um fenômeno ou problema importante que ocorrem, por exemplo, na empresa onde você trabalha.

Por outro lado, uma pesquisa sobre uma doença raríssima que ocorre em uma pessoa do planeta há cada 50 anos, pode ser facilmente justificável se o estudante/pesquisador for portador da doença — Em outras palavras: Prepare-se para convencer na justificativa do seu TCC.


Viu como é fácil fazer o seu TCC? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Solicite nosso apoio acadêmico