Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Primeiros passos para a realização do trabalho

30 de janeiro de 2015

Se o TCC começa bem, provavelmente, terminará bem — Por isso, antes de começar a desenvolver seu TCC, duas tarefas são fundamentais: definir o tema e elaborar um projeto que sirva como guia. Nele, deverão estar especificadas informações como, por exemplo, o assunto, os objetivos e o cronograma de atividades.

Antes de começar o seu TCC, no entanto, é preciso definir o tipo de trabalho que será realizado: uma produção científica, uma atividade prática ou um estudo de caso — mas, lembre-se que a escolha também depende do seu curso e da instituição de ensino. Desse modo, é importante se certificar dos padrões exigidos pela faculdade.

Escolhido o tipo de trabalho, a próxima etapa é a escolha do tema (clique aqui para mais informações de como definir o tema para o seu TCC). É um passo relativamente simples, mas muito delicado: o ideal é escolher um tema que se tenha afinidade — após a escolha do tema (que é o início do processo de pesquisa), é preciso elaborar a sua problematização.

Como definir um tema para o seu TCC

• Passo 1: Defina a grande área com a qual você tem afinidade — por exemplo, Marketing.

• Passo 2: Escolha uma linha da grande área com a qual você se identifica, levando em conta a relevância e possibilidade de realização do trabalho — por exemplo, Marketing de Guerrilha.

• Passo 3: Delimitar um contexto específico para trabalhar o tema — por exemplo, Mercado Digital.

Passo 4: Definir uma abordagem — por exemplo, "O uso do Marketing de Guerrilha na construção de novas marcas no mercado digital".

O próximo (e último passo dessa fase prévia) é a escolha do orientador — clique aqui, para mais informações sobre a escolha do orientador para o seu TCC. É recomendável que se escolha um professor da disciplina em que o assunto se encaixa, a afinidade também é um ponto que deve ser levado em consideração, mas o mais importante é a competência do orientador.


Lembre-se de não pular nenhuma das etapas de elaboração de seu TCC: isso pode acarretar em problemas futuros e, consequentemente, no seu trabalho, apresentação… É sempre bom manter um cronograma objetivo e cumprir os prazos estabelecidos.

Solicite nosso apoio acadêmico