Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Problema da pesquisa não é o problema

2 15 de julho de 2015

Chegou a hora de desenvolver o seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e você está com dúvidas? Calma, é normal! O TCC é um trabalho importantíssimo para os estudantes que estão finalizando sua graduação, a seguir confira nossas dicas para simplificar o processo de pesquisa/escrever o seu trabalho de conclusão.


Após escolher seu orientador, definir o melhor tema e iniciar o levantamento bibliográfico para o seu TCC, o próximo passo é determinar o problema da pesquisa. Apenas após esse passo será possível definir os objetivos da pesquisa, concluir a revisão bibliográfica e começar, de fato, a pesquisa.

O problema da pesquisa também é conhecido por outros nomes: pergunta da pesquisa, questão da pesquisa, pergunta norteadora de pesquisa, entre outras variações.

De fato, o problema é normalmente definido na forma de uma pergunta (direta ou indireta). Isso se dá porque o problema reflete uma curiosidade compartilhada pela comunidade científica. Portanto, o autor deve escrevê-lo de uma forma que todos entendam claramente o que o TCC deve responder. Por outro lado, os leitores do trabalho devem ser capazes de entender objetivamente que curiosidade é essa — E, também, se eles têm a mesma curiosidade, se ficarão interessados pelos resultados obtidos e procedimentos metodológicos adotados no TCC.

Porém, a pergunta não surge do acaso: ela é fruto do levantamento bibliográfico e da análise crítica de trabalhos prévios de outros estudantes/pesquisadores sobre vários outros problemas do objeto em estudo.

Ao pesquisar na literatura, você perceberá uma pergunta aparentemente sem resposta — E essa pode ser uma oportunidade de pesquisa! Ao avançar na revisão bibliográfica poderá tentar encontrar a resposta para essa pergunta/problema. Finalmente, ao não encontrar resposta na literatura, iniciará sua pesquisa tendo um problema original, uma pergunta ainda sem resposta.

Todo TCC só precisa de um único problema de pesquisa; uma única pergunta para responder. Além disso, o problema delimita o tema para que o TCC seja tratável dentro do tempo disponível, embora não ao ponto de tornar o trabalho irrelevante. Como encontrar problemas? Como decidir por um problema? Como torná-lo claro e objetivo? — Esses são questionamentos que você deverá responder ao longo do seu trabalho de conclusão.

Confira a 'Parte II' deste guia de TCC, aqui.


Viu como é fácil fazer o seu TCC? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Solicite nosso apoio acadêmico