Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Que leituras devo priorizar para a pesquisa?

30 de julho de 2015

Chegou a hora de redigir o seu TCC e começaram a surgir dúvidas? É normal! Durante o desenvolvimento do TCC é normal ler muitos livros, artigos e trabalhos de conclusão… Mas, que leituras devo priorizar? Confira nossas dicas!


A quantidade de trabalhos acadêmicos (artigos, tcc, monografias, entre outros) publicados todo mês, mesmo em áreas mais especializadas, é enorme e cresce exponencialmente. A seguir, veja nossas dicas de como escolher os trabalhos que você vai ler.

TCC — O que priorizar?

A primeira habilidade a exercitar, a fim de se aperfeiçoar na arte de escolher literatura, é o desapego. Você não conseguirá ler todos os artigos sobre o tema de estudo que escolheu para o seu TCC, a menos que ele seja um tema absurdamente especializado, a ponto de contar nos dedos os trabalhos já publicados — O que é muito difícil!

Na grande maioria dos casos, ainda mais considerando-se não apenas o tema específico, mas também a grande área a qual ele pertence, estamos falando de uma literatura com milhares de artigos. Isso, fora os livros, trabalhos de conclusão, dissertações, teses, relatórios, blogs e outros tipos de texto. Não se esqueça também que, além dos novos trabalhos publicados hoje em dia, você ainda precisa considerar os trabalhos antigos e, é claro, os clássicos.

Por fim, há muitos trabalhos que você nem ficará sabendo, porque eles não estão indexados nas bases de dados que você costuma consultar, ou porque eles até  apareceram nas suas consultas, mas você não os notou — Agora, que você já sabe de tudo isso, é hora de escolher os trabalhos que irá ler. É preciso considerar:

1. Estou apenas me atualizando sobre um assunto que me é familiar?
2. Estou pesquisando sobre um assunto completamente novo?

Se estiver apenas se atualizando, você provavelmente vai tomar conhecimento de novos trabalhos a ler para o seu TCC através de e-mails com TOC (table of contents, ou sumário de revistas), postagens de revistas e autores via RSS e redes sociais, ou alertas criados no Google Scholar. No entanto, essas ferramentas não substituem uma busca semanal nos índices de artigos como, por exemplo, o SciELO.

Agora, se você estiver pesquisando novidades, fica mais fácil decidir o que ler. Em geral, como você define o tema do seu TCC (ou com o auxílio de seu orientador), já vai saber pelo título se o trabalho terá alguma novidade ou não. Não perca tempo lendo "mais do mesmo" — O que não falta na literatura atual são trabalhos sem criatividade ou originalidade; por isso gaste seu tempo com trabalhos que proponham ideias interessantes.

Aí, começa o dilema dos estudantes: só tem um ano para defender o TCC, incluindo o tempo gasto com as disciplinas. Dentro desse prazo, é preciso ler tudo o que puder sobre o tema escolhido, elaborar o projeto de pesquisa, executá-lo e ainda escrever seu TCC — Ah, e ainda tem a apresentação para a banca!

E lembre-se: o sucesso do seu TCC depende não apenas de talento e empenho, mas também de muita disciplina. Esta é a ordem recomendada para a leitura de materiais para o seu TCC:

1. Comece por livros e artigos sobre a área maior que contextualiza o tema específico;
2. Depois de ter lido esses trabalhos introdutórios, parta para as revisões mais importantes sobre o tema, como trabalhos publicados em revistas renomadas.
3. Nesse ponto, o assunto já estará mais familiar para você. É hora de ler os trabalhos clássicos, que fundaram o seu tema de interesse ou algumas de suas nuances — Uma perspectiva histórica é fundamental.
4. Agora que você já conhece as teorias, teses, hipóteses e fatos principais dentro do tema do seu TCC, pode refinar suas leituras e saber o que é mais recente na área de estudo escolhida — Neste ponto, procure os artigos mais atuais e comentados no momento.
5. Pronto, você está quase lá! Agora, pode se dar ao luxo de ler assuntos mais específicos, ligando o tema de estudo e priorizando o seu objeto de estudo.

Sim, isso significa muito trabalho (e muita leitura). Não há, realmente, uma fórmula mágica para desenvolver seu TCC sem leituras — Não é uma tarefa fácil! Mas, com empenho você fará um TCC nota 10!


Viu como não é tão complicado fazer o seu TCC? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Solicite nosso apoio acadêmico