Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TRABALHOS: Regras da ABNT para TCC

1 26 de maio de 2015

Está com dúvidas sobre como formatar o seu TCC seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)? Calma, é normal! A seguir, veja nossas dicas para o seu TCC.


A ABNT definiu quais seriam as normas de formatação dos projetos de pesquisa e monografias do país. Dessa forma, para produzir trabalhos acadêmicos deste tipo é preciso conhecer e estar atento aos padrões exigidos nos diferentes elementos. Confira algumas dessas regras e tire suas dúvidas:

TCC — Regras ABNT

1. Fonte

O corpo do texto deve ser digitado na cor preta, com fonte tamanho 12. As mais utilizadas costumam ser Arial e Times New Roman. As exceções para essas regras são:

• Os textos podem ser de outras cores somente para ilustrações.
• A fonte no tamanho 10 deve ser utilizada em citações de mais de três linhas, notas de rodapé, tabelas, fontes e legendas.

Todos os textos devem iniciar no anverso da folha (na frente). O trabalho deve ser impresso em folha tamanho A4 (branca ou reciclada). Recomenda-se que as impressões sejam na frente e no verso das folhas.

2. Margens

Para o anverso (frente da folha), as margens devem ser: esquerda e superior de 3 cm, e direita e inferior de 2 cm. Para o verso, as margens direita e superior são de 3 cm e a esquerda e inferior de 2 cm — Conforme o exemplo:

TCC — Anverso da Folha

3. Espaçamentos

Todo o texto deve ter espaçamento de 1,5 entre as linhas — Exceto as citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências e legendas, que devem ter espaçamento simples (1,0).

TCC — Espaçamento entre Linhas

As notas de rodapé também possuem suas próprias normas de espaçamento definidas pela ABNT — Devem estar separadas do texto por uma linha fina e ter espaçamento simples, fonte tamanho 10; e caso haja mais de uma nota, elas devem estar alinhadas levando em consideração a primeira letra de cada uma.

TCC — Espaçamento entre Linhas

4. Títulos e subtítulos

Os títulos das seções sempre começam no anverso, devem estar localizados na parte superior da mancha gráfica (área limite da impressão) e sempre alinhados à esquerda. A numeração dos tópicos irá depender do desenvolvimento do TCC, no entanto, existem normas específicas para esse elemento do trabalho.

A regra mais utilizada nos trabalhos acadêmicos é a numeração progressiva que segue a norma da ABNT NBR 6024. Dessa forma, cada seção deve ser numerada utilizando apenas algarismos arábicos — Os títulos de capítulos como seções primárias, os primeiros subtítulos como secundárias e assim por diante, porém essas divisões só vão até as quinárias (ver imagem, a seguir). Para identificá-las, utilizam-se números separados por pontos, a partir da seção secundária.

TCC — Títulos e Subtítulos

No corpo do texto, a numeração fica desta forma (sempre alinhado à esquerda:

1 TÍTULO — Deve ser colocado em maiúsculas e em negrito.
1.1 Subtítulo — Pode ser escrito todo em caixa alta, ou apenas a primeira letra; também em negrito.
1.1.1 Subdivisão do subtítulo — Tem apenas a primeira letra maiúscula e aparece em negrito.
1.1.1.1 e 1.1.1.1.1 — Iguais ao anterior.

5. Numeração de Páginas

A parte pré-textual do TCC (folha de rosto, lista de ilustrações (e qualquer outra lista), sumário, entre outros) deve ser numerada sequencialmente, ou seja, com números romanos. A numeração com algarismos arábicos deve começar a partir da parte textual e continuar até o pós-textual. O número das páginas em ambos os casos deve estar localizado no canto superior direito, a 2 cm das bordas direita e superior. Conforme o exemplo, a seguir:

TCC — Numeração de Páginas

6. Fórmulas e Equações

Se o seu TCC envolve fórmulas e equações é importante que elas estejam destacadas no texto. Ao utilizá-las, você deve numerá-las com algoritmos entre parenteses ao lado direito da folha.

TCC — Fórmulas e Equações

7. Figuras

A identificação das figuras deve estar localizada na parte superior da mesma — Deve ser precedida de uma designação (desenho, fluxograma, figura, entre outros), em negrito. Logo depois, vem sua ordem de aparição (geralmente, algarismo arábico), travessão e o título. Na parte inferior da figura, deve ser indicada sua fonte, legenda e outras informações necessárias (ano, por exemplo).

TCC — Figura

8. Tabelas

As tabelas também seguem normas específicas, diferente das ilustrações. Na parte superior, deve ser identificada pela palavra "tabela", seguida por seu número no texto, travessão e tíutlo; abaixo, deve constar a fonte. As tabelas possuem a própria lista ao final do trabalho.

TCC — Tabela

Confira mais regras da ABNT para Trabalho de Conclusão, aqui.


Viu como é fácil desenvolver seus trabalhos? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico