Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TCC: Saiba como lidar com o estresse

5 de fevereiro de 2015

O período de elaboração do TCC pode ser bem tenso, mas o momento da entrega final costuma ser ainda mais temido. O período pode ser emocionalmente difícil para os estudantes que tem que lidar com as pressão de desenvolver um trabalho tão extenso e, ao mesmo tempo, conciliar a vida acadêmica e pessoal — por essas e outras que a etapa de TCC pode ser muito estressante. 

Nesse estágio da formação acadêmica, é normal ter dificuldades com o TCC. Muitas vezes, pelo desespero na hora de desenvolver o trabalho, alguns alunos costumam duvidar de suas pesquisas, pensando até mesmo em desistir e recomeçar com outro tema — o que pode ser um grande erro.

Mas, é normal o estresse que se passa durante esta etapa: com um prazo apertado (menos de um ano para pesquisa e desenvolvimento do TCC), a pior opção é desistir de tudo e recomeçar do zero (saiba como escolher um tema que você tenha afinidade, confira aqui). Em uma situação como essa, o melhor é conversar com o orientador e encontrar uma solução (às vezes, mudar o foco da pesquisa pode resolver grande parte do problema.

Aliás, a figura do orientador é muito importante para o seu TCC. É preciso escolher um professor que entenda do assunto, que saiba as dificuldades e qualidades do tema escolhido — assim, ele terá muita paciência para te auxiliar e superar as crises comuns ao período de desenvolvimento do TCC (saiba como escolher o seu orientador, confira aqui).

O tempo também é essencial para manter o equilíbrio do trabalho: o TCC irá consumir grande parte do seu tempo, então é preciso estar consciente de que será um época de dedicação à sua vida acadêmica e profissional. No entanto, é importante reservar alguns momentos para o lazer (para evitar o aumento da tensão).

E quando você pensar que está tudo perdido, lembre-se: é apenas uma fase. Será uma época difícil, de muito comprometimento, mas o resultado vale a pena.