Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TRABALHOS: Como definir bons títulos para trabalhos? (Parte 2)

1 30 de julho de 2015

Chegou a hora de desenvolver seus trabalhos acadêmicos e você não sabe como definir o título? É normal! Os títulos de trabalhos devem ser chamativos e convidativos. A seguir, confira nossas dicas!


Muitos estudantes dão pouca importância aos títulos de seus trabalhos acadêmicos (projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão, artigos, entre outros). Tratam apenas como mera chatice burocrática das instituições de ensino — No entanto, o que importa não é apenas o texto em si, um bom título pode aumentar as chances de seu trabalho ser encontrado, lido e utilizado.

Trabalhos — Como definir o título?

No post anterior, falamos um pouco sobre como bons trabalhos devem ter bons títulos. Mas, e como fazer isso? A seguir, veja nossas dicas de como criar títulos convidativos para os seus trabalhos acadêmicos:

1. Bons títulos são sucintos

Não é à toa que as melhores revistas científicas dão limites pequenos para o número de palavras de um título. A questão não é economizar espaço, mas evitar que os títulos sejam muito extensos e chatos, fazendo com que os leitores percam o interesse. Portanto, não enrole: seja sucinto, sintético — Títulos longos dão vontade de passar para o próximo trabalho nos resultados de busca.

2. Bons títulos são claros

No texto como um todo, mas principalmente no título, evite jargões e termos incompreensíveis. Para prender a atenção do leitor, a mensagem do título deve estar muito clara, sem ambiguidades ou camuflagem rebuscada, deve ser escrita numa linguagem leve e acessível — Lembre-se: você não quer cuspir erudição na cara dos outros, mas sim convencê-los a ler seu trabalho.

3. Bons títulos são sexies

Neste caso, sexy no sentido de atraente, provocante. Para realmente chamar atenção do leitor e fazer com que ele leia o restante do trabalho, o título deve despertar nele uma curiosidade quase obssessiva. Assim, procure usar alguns termos que estão na moda, além de termos gerais que liguem claramente o seu estudo à teoria principal — Brinque com a mente do leitor, formulando a mensagem de maneira não convencional, surpreendente.

4. Bons títulos são informativos

Bons trabalhos acadêmicos não devem ser como um filme de suspense. Conte logo no início o que de mais interessante você descobriu com o seu trabalho. Deixe bem clara a conclusão mais original, inovadora ou contrária que você tirou a partir da pesquisa realizada. Ao ler o seu título devem ficar claros o tema, modelo de estudo e a novidade relatada — Tente se comunicar com o maior número de pessoas, para que o seu trabalho seja interessante não só para estudantes/pesquisadores da sua área de estudo.

5. Não se coloca ponto final em títulos

É um erro comum, mas muitos estudantes cometem. Título é título e texto é texto, simples assim. Se o título começar com um erro primário, certamente o leitor ficará com uma má impressão do seu trabalho como um todo, mesmo que no subconsciente.

Confira a "Parte 1" deste post, aqui.


Viu como é fácil fazer seus trabalhos acadêmicos? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico

* Adaptado de Sobrevivendo na Ciência