Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TRABALHOS: Como definir bons títulos para trabalhos?

1 28 de julho de 2015

Chegou a hora de desenvolver seus trabalhos acadêmicos e você não sabe como definir o título? É normal! Os títulos de trabalhos devem ser chamativos e convidativos. A seguir, confira nossas dicas!


Muitos estudantes dão pouca importância aos títulos de seus trabalhos acadêmicos (projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão, artigos, entre outros). Tratam apenas como mera chatice burocrática das instituições de ensino — No entanto, o que importa não é apenas o texto em si, um bom título pode aumentar as chances de seu trabalho ser encontrado, lido e utilizado.

Trabalhos — Como definir o título?

No mundo acadêmico, composto de milhares de trabalhos novos e com títulos parecidos é importante se destacar de maneira positiva. Coloque-se no lugar de um colega de outro país: você está fazendo a sua pesquisa bibliográfica e se depara com uma longa lista de potenciais leituras. O que te faz escolher alguns trabalhos e ignorar outros? — E lembre-se: A maioria dos trabalhos publicados acabam nunca sendo lidos, muito menos citados.

E por que isso acontece? Porque é humanamente impossível ler todos os trabalhos. Desta maneira, tenha em mente as seguintes linhas de filtragem do público de um trabalho:

Trabalhos — Título

Os seus trabalhos irão aparecer primeiro nas buscas se você fizer uma boa combinação de título e palavras-chave, que seja informativa e ligue o seu trabalho claramente às teorias gerais relacionadas a ele. Uma combinação que ligue o seu trabalho apenas à temas de interesse muito restritos certamente levam o seu trabalho ao ostracismo.

Contudo, se a combinação der certo e fizer com que o trabalho seja encontrado, é o título que vai convencer outros estudantes/pesquisadores a lerem o seu abstract. Se o abstract estiver convincente, irão baixar o PDF e, então, darão uma olhada em outra parte do trabaho para decidir se querem mesmo lê-lo na íntegra — A partir desse ponto, a ordem de inspeção varia. O mais comum é, tendo baixado o trabalho, procura-se as figuras, para tentar capturar a moral da história e ver se o trabalho é de fato original e interessante.

Supondo que as figuras consigam prender a atenção do leitor, ele irá procurar as conclusões, geralmente no primeiro ou no último parágrafo da discussão, ou em uma seção à parte. Caso o leitor continue interessado até esse ponto, pode ser que ele leia o trabalho inteiro e, um dia, use suas ideias de alguma forma: seja citando positiva ou negativamente.

Os títulos são parte essencial de qualquer trabalho acadêmico e devem ser tratados como tal. Para começar a entender a importância de caprichar no título, pegue alguns jornais (impressos ou online). Preste atenção nas manchetes e reflita sobre as possíveis estratégias usadas para escrevê-las — Agora, imagine os títulos dos trabalhos publicados nas melhores revistas científicas, eles têm muito em comum com as manchetes de jornais.

Para finalizar, vejamos uma manchete de um tabloide. Jornalistas de tabloides são mestres em elaborar títulos chamativos. Mesmo que você tenha achado essas manchetes (abaixo) de mau gosto, elas prenderam a sua atenção, não é mesmo? Você pode até ter ficado curioso para saber mais sobre essas histórias malucas:

Trabalhos — Título

Confira a "Parte 2" deste post, aqui.


Viu como é fácil fazer seus trabalhos acadêmicos? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico

* Adaptado de Sobrevivendo na Ciência