Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Trabalhos de faculdade: Como eu devo fazer?

1 17 de fevereiro de 2015

Os trabalhos de faculdade, ou trabalhos acadêmicos, são uma das maiores preocupações dos estudantes universitários — afinal, desde o primeiro semestre de faculdade é necessário desenvolver vários trabalhos que têm como objetivo apresentar, resumir, demonstrar ou contestar conteúdos aprendidos, verificando o conhecimento dos estudantes em relação a diversos temas. O objetivo dos trabalhos acadêmicos é formar bons profissionais, que priorizam a pesquisa, o estudo e a reflexão.

Trabalhos Acadêmicos

A realização de trabalhos acadêmicos obedece normas específicas com relação à sua estrutura, que podem variar de acordo com as orientações de cada instituição de ensino, mas geralmente seguem as normas gerais da ABNT — Confira as normas da ABNT, aqui. Porém, para a realização de bons trabalhos é fundamental ter boas ideias, coerência e clareza para transmitir ideias.

Existem vários tipo de trabalhos acadêmicos, os mais comuns e complexos são a tese, a dissertação, a monografia, o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), além de trabalhos menores como artigos científicos, relatórios e resenhas.

Veja como fazer a sua monografia, aqui.

Saiba como elaborar o seu Projeto de Pesquisa, aqui.

Dicas de como fazer o seu Projeto de Monografia, aqui.

Como fazer uma dissertação, aqui.

Como escrever um artigo científico, aqui.

Como formatar um artigo, aqui.

Confira como defender uma tese, aqui.

Como fazer o PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar), aqui.

Veja como fazer uma Resenha Descritiva, aqui.

Veja como fazer uma Resenha Crítica, aqui.

Confira como fazer um relatório, aqui.

Os primeiros trabalhos (TCC, monografia, dissertação, tese, artigo, entre outros) seguem uma estrutura dividida em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. A parte pré-textual é constituída por capa, folha de rosto, ficha catalográfica, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, sumário, epígrafe, índice, lista de abreviaturas e resumo. A parte textual constitui-se de introdução, desenvolvimento do trabalho e conclusão. Os elementos pós-textuais contém as referências bibliográficas, anexos e apêndices.

Para desenvolver bons trabalhos acadêmicos, não basta contruir sua estrutura e aplicar as normas da ABNT, é fundamental ter um conteúdo relevante e saber como transmitir ideias e conhecimentos sobre determinados assuntos. Por isso, a escolha do tema é importante: é recomendável escolher um assunto do qual se tem afinidade, para uma maior facilidade na hora de desenvolver argumentos para defender seu trabalho.

Confira como escolher o tema do seu TCC ou Monografia, aqui.

Veja como escolher um tema de pesquisa de pós-graduação, aqui.

Por fim, a conclusão de um trabalho acadêmico é de extrema importância também — é preciso tomar cuidado para não acrescentar novos dados, mas sim concluir os principais pontos desenvolvidos ao longo do trabalho.

Como fazer a conclusão da Monografia ou TCC, aqui.


Viu como é fácil fazer seus trabalhos acadêmicos? Se precisar de mais ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico