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TRABALHOS: Como combater o estresse na faculdade

2 de setembro de 2015

Durante a faculdade é comum os estudantes realizarem vários trabalhos acadêmicos — E nos primeiros semestres esses trabalhos, provas, entre outros, costumam deixar os alunos muito apreensivos. Além disso, essa rotina pode ser um pouco estressante para quem não está acostumado com a grande carga de conteúdos que devem ser estudados. Confira nossas dicas para trabalhar a inteligência emocional em todas as atividades acadêmicas na faculdade.


Muitos estudantes têm dificuldade para enfrentar o nervosismo na hora de elaborar trabalhos, na hora de provas, seminários, entre outros tipos de atividades. Afinal, não costuma ser fácil lidar com a ansiedade, já que muitas vezes ela é provocada pela alta expectativa em relação às provas/trabalhos e aos resultados que serão obtidos.

Diante disso, separamos 3 dicas para auxiliar no combate ao estresse no período de provas/trabalhos, comum à todas as instituições de ensino. Confira!

Trabalhos — Combate ao estresse

1. Saia com seus amigos

Tentar manter uma vida social ativa é muito importante durante a faculdade — Principalmente, nos períodos de grande estresse quando se tem muitos trabalhos e provas.

Procure encontrar os seus amigos sempre que possível. Mesmo que você não saia com a mesma frequência de antes, tenha em mente que se trata de uma situação temporária e depois tudo voltará ao normal. Lembre-se de que, para conseguir bons resultados, os estudos devem estar equilibrados com a diversão.

2. Faça aquilo que você gosta

Durante a faculdade, também é fundamental dedicar uma atenção a si mesmo. Procure reservar um momento do dia para fazer alguma atividade que você gosta como, por exemplo, praticar um esporte, tocar um instrumento musical ou assistir àquele seriado favorito. Durante esse tempo não pense em provas e trabalhos, concentre-se apenas em relaxar.

3. Não fique conectado o dia inteiro

É interessante parar um momento e se desconectar de eletrônicos, como celulares, computadores e tablets, por exemplo. Em geral, permanecer conectado o dia inteiro — em redes sociais, e-mail, e outros aplicativos e sites — costuma aumentar a sensação de ansiedade e nervosismo, além de diminuir a produtividade. Como consequência, isso acaba gerando ainda mais estresse, sobretudo antes de dormir.

Portanto, por mais que possa ser difícil, é importante saber o momento certo para largar esses aparelhos e se dedicar a outras atividades.


Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

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