Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TRABALHOS: Adote uma postura de líder na faculdade

26 de agosto de 2015

Chegou a hora de fazer trabalhos em grupo e você não sabe por onde começar? Veja como assumir adequadamente a postura de liderança nos trabalhos universitários. Confira!


A liderança é uma característica que deve ser desenvolvida desde o início da faculdade, principalmente no momento dos trabalhos em grupo, e é intensificada e aprimorada com o passar dos anos. Por isso, é essencial que os docentes incentivem seus alunos a aplicarem o potencial de liderança durante a realização de trabalhos em grupo.

Mesmo que não exista a função clara de líder dentro de grupos de trabalhos acadêmicos, geralmente um aluno adota essa função, quase que involuntariamente, por uma predisposição natural. Assim, veja como ser o líder dentro de um grupo de trabalho na faculdade:

Trabalhos — Liderança

1. Adote a postura de líder

Para que o grupo funcione e consiga realizar todas as atividades, é fundamental que haja alguém que coordene e assuma a postura de líder. Assim, adote uma postura que passe confiança para os membros da equipe e de que você está disponível para fazer com que o trabalho dê certo.

2. Tenha foco

Liderar um grupo de atividades na faculdade pode não ser a tarefa mais fácil do mundo, considerando que não há uma hierarquia clara dentro do grupo. No entanto, mostre que você está disposto a assumir o cargo e irá pensar nas melhores opções para conseguirem uma boa nota. Deixe com que todos se sintam a vontade para opinar e não passe a ideia de que é o dono da razão.

3. Converse

Um dos principais pontos para que o trabalho em equipe funcione é por meio da comunicação. Assim, todos conseguem pontuar as atividades que já realizaram, as que estão pendentes e possíveis ideias que podem potencializar o trabalho. Assim, faça com que o grupo sempre converse, inclusive para evitar mal entendidos.


Viu como é fácil? Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico