Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TRABALHOS: Qual a diferença entre resultados e discussão?

24 de junho de 2015

Está com dificuldades para realizar seus trabalhos acadêmicos? Isso é normal! Nos trabalhos acadêmicos é comum surgir a dúvida sobre o que deve ser escrito nos elementos "Resultados" e "Discussão" — Itens obrigatórios, sobretudo, em artigos científicos — seja de mestrado, doutorado ou pós-doutorado. A seguir, confira a diferença entre esses dois itens.


Trabalhos — Qual a diferença entre Resultados e Discussão?

1. Resultados

Recomenda-se que comentários que são conclusões imediatas de um gráfico, por exemplo, devem ser apresentadas logo após a descrição do mesmo. Uma frase típica do elemento "Resultados" poderia ser apresentada da seguinte maneira:

Trabalhos — Resultados e Discussão

Quando o elemento "Resultados" é subdividido, os subtítulos em geral se referem a estudos ou experimentos específicos como, por exemplo: "Thermoluminescent curves", "Photoluminescence data", ou "Concentration studies".

2. Discussão

O elemento "Discussão" deve ser reservada a comentários mais gerais nos quais o autor se distancia dos restultados para ter uma visão panorâmica do estudo, tentando estabelecer uma relação entre os diversos resultados e suas implicações gerais para o problema em questão. Uma frase típica desse elemento poderia ser:

Trabalhos — Resultados e Discussão

Quando o elemento "Discussão" é subdividido, os subtítulos em geral se referem a tópicos mais gerais como, por exemplo: "Implication of the results for the determination of the kinetic order of the process", e "Influence of recombination centers".

No elemento "Discussão" também pode-se voltar a discutir mais profundamente a relação entre os resultados obtidos na literatura, retomando pontos mais específicos que não foram apresentados anteriormente na "Introdução" (porque ainda não eram relevantes ao leitor). Agora, que o leitor já tomou conhecimento dos resultados do estudo, é apropriado e relevante fazer uma discussão mais aprofundada.

E quanto a escrever uma única seção "Discussão e Resultados"? Se o trabalho for curto e a discussão não for muito detalhada, os dois elementos podem ser feitos juntos, sem problemas — quanto mais claro e objetivo (neste caso), melhor.


Viu como é fácil fazer seus trabalhos acadêmicos? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico

* Fonte: Ciência Prática