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TRABALHOS: Como fazer uma revisão bibliográfica eficiente?

1 17 de julho de 2015

Chegou a hora de redigir seus trabalhos acadêmicos e você não sabe como fazer a revisão bibliográfica? Calma, isso é normal! Os trabalhos podem ser facilitados com algumas dicas bem simples. Confira!


Quanto tempo é consumido para concluir a revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos? A resposta para essa questão depende da complexidade do estudo que está sendo proposto.

Trabalhos — Revisão Bibliográfica Eficiente

Uma revisão de literatura sobre uma área pequena e com estudos espalhados em várias conferências e revistas científicas pode requerer muito tempo para descobrir e organizar o material bibliográfico. Sobre uma área recente e com grande intensidade de pesquisas pode requerer muito tempo para estudar o material.

Sobre uma área interdisciplinar, com estudos espalhados em várias áreas do conhecimento, pode requerer muito tempo para estudar e para registrar as variadas contribuições. No entanto, ou essa realidade é conhecida pelo orientador ou será reconhecida por ambos empiricamente durante a redação da revisão bibliográfica — Há soluções para todos os casos. Voltar atrás e substituir seu tema por outro é uma delas, mas está longe de ser a melhor solução.

Uma segunda solução é restringir o escopo da pesquisa para compensar as dificuldades com a literatura — A melhor dica é decidir o que fazer com o seu orientador. Quantas referências bibliográficas são necessárias? Um outro ponto de dúvida importante é quanto ao tamanho da revisão bibliográfica.

Não há uma regra específica sobre quantos autores e quantas referências são necessárias, mas autores e trabalhos seminais não podem ser esquecidos. Além disso, se deve tentar diversificar autores, laboratórios de pesquisa, instituições e orientadores, tudo isso para se tentar também diversificar as perspectivas teóricas e metodológicas. Afinal, os trabalhos consultados devem fundamentar o seu trabalho e validar os procedimentos metodológicos escolhidos.

Isto é, além de ser de boa qualidade, a revisão bibliográfica deve estar relacionada ao trabalho e justificar a maneira pela qual o trabalho será executado.

1. Descoberta de publicações

Encontrar publicações relacionadas a partir de variadas fontes sempre é desafiador. É ineficiente acessar separadamente diferentes periódicos, anais de eventos e bibliotecas de teses/dissertações. Para isso, o uso de sistemas de buscas e um método de pesquisa bibliográfica bem orientado podem contribuir para tornar o processo mais simples e direto, reduzindo o desperdício de tempo.

Trabalhos — Sistemas de Buscas

Duas dicas: As instruções de uso estão disponíveis em cada ferramenta, é importante aprender a utilizá-las principalmente usando expressões em língua inglesa para ter um alcance de informações muito maior.

Em seguida, é recomendável observar as referências bibliográficas das publicações encontradas através dos sistemas de buscas utilizados. Se uma publicação é útil, provavelmente a maioria das publicações serão úteis entre as referências bibliográficas. Dentre elas, provavelmente as referências bibliográficas mais comuns pertençam aos fundamentos teóricos e metodológicos.

Por outro lado, se uma publicação é útil, é provável que novas publicações a citem; e adicioná-las aos seus trabalhos pode ser bem útil também. Alguns dos sistemas de buscas facilitam a recuperação dessas novas publicações, o que torna possível descobrir os resultados mais recentes com rapidez.

2. Registro das publicações

Para reduzir o desperdício de tempo em outras etapas do trabalho, é preciso cuidar para que cada etapa seja feita com organização e zelo. Por isso, publicações úteis devem ser registradas na medida em que são descobertas e estudadas.

Para isso, se deve fazer o registro do que julgar mais importante enquanto se lê cada artigo, capítulo ou livro. É preciso anotar os trechos do documento (na língua original ou uma tradução bem feita) e o número da página em que se encontra cada trecho. Se for feito dessa maneira, reduzirá o desperdício de tempo, uma vez que o documento não precisará ser consultado várias vezes.

Adicionalmente, é obrigatório anotar a referência bibliográfica do documento, de forma completa e bem feita. O momento da consulta do documento é o melhor momento para esse registro. Além disso, pode ser interessante armazenar uma cópia do documento, porém é recomendável que as etapas de estudo e registro sejam realizadas com qualidade suficiente para que a cópia seja dispensável — Afinal, uma leitura já consome muito tempo, duas ou mais consomem muito mais, especialmente se você esquecer qual documento contém determinada ideia.

Existem vários softwares que auxiliam nas diversas etapas do trabalho de pesquisa, inclusive na hora de fazer a revisão bibliográfica.

Trabalhos — Softwares Bibliográficos

Se preferir, basta criar um documento digital, iniciando uma nova página para cada publicação a ser registrada. Adicionalmente, a redação do capítulo de revisão bibliográfica deve começar neste momento. Isso não requer inspiração, apenas disciplina.

Portanto, simplesmente escreva e esteja atento às regras sobre como fazer citações diretas e indiretas, como parafrasear, entre outras. E não espere muitas certezas antes de começar a revisão e a redação do levantamento bibliográfico. As certezas virão durante a redação e você terá ficado livre para cuidar as próximas etapas dos seus trabalhos acadêmicos. Por fim, faça uma cópia de segurança do seu trabalho — Sempre!


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