Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

WORD: Truques para trabalhos acadêmicos

23 de junho de 2015

Está com problemas para usar o Word? Figuras mudam de lugar misteriosamente, tabelas se desconfiguram, os gráficos ficam fora de proporção e os parágrafos se deslocam sem motivo aparente? Calma, existem alguns truques do Word que podem ajudar (e muito!) na hora de formatar trabalhos acadêmicos. Confira!


Se você já passou por isso sabe a frustração e ódio que se sente pelo Word… Mas, a culpa não é dele! Quando o assunto é tecnologia, erros fatais e travamentos podem surgir a qualquer momento — E na maioria das vezes podem ser evitados… A seguir, confira algumas funcionalidades básicas do Word que podem evitar muita dor de cabeça.

Word — Truques para trabalhos acadêmicos

1. Formatação de Estilos

É possível ter controle sobre o tamanho de fonte, alinhamento e espaçamento entrelinhas configurando os estilos pré-formatados para as normas corretas. É recomendável criar um estilo para cada tipo de texto: Título Principal, Seção, Subseção, Nota de rodapé, Legenda, Citação Longa, entre outros — Isso evitará erros básicos de formatação no Word e economizará muito tempo!

2. Espaçamentos Automáticos

Um erro muito básico é inserir espaços em branco em um documento do Word apertando várias vezes a barra de espaço ou Enter. Esse tipo de técnica pode arruinar a formatação de seus trabalhos no Word. Ao invés disso, prefira usar tabulações (TAB) e quebras de página automáticas (CTRL+ENTER).

3. Elementos Gráficos

É recomendável não utilizar as ferramentas de desenho e formas do Word, pois é muito provável que as setas e blocos que você demorou um tempão para alinhar irão sair do lugar — A melhor alternativa é criar as imagens separadamente em outros programas de edição de imagens (Adobe Photoshop, por exemplo). Depois, basta utilizar o comando "Inserir Imagem" (Inserir> Imagem) e colocá-la no lugar apropriado.

4. Âncoras

Agora, a sua imagem não fica desfigurada, mas aparece em lugares inesperados? A solução é bem simples: Clique com o botão esquerdo sobre a imagem, procure por "Âncora" — Layout da Página> Quebra Automática de Texto> Quadrado (ou outra opção)> Mais Opções de Layout> Posição da Imagem> Âncora:

Word — Formatação

Word — Formatação

Depois selecione o parâmetro de âncora "Como Caractere" — Esta é opção mais segura para a sua imagem não aparecer em lugares inesperados, não é recomendável utilizar outros parâmetros, a não ser que você consiga prever o comportamento da imagem.

5. Comentários

A função "comentário" (Aba "Revisão"> "Novo Comentário") pode ser muito útil para organizar citações e referências bibliográficas. Para isso, adicione um balão de comentário e escreva nele a referência completa do item bibliográfico em questão — É algo repetitivo, mas muito útil a longo prazo.

Na hora de acrescentar as referências bibliográficas no final do texto, basta revisar todos os comentários, copiar a referência completa e colar na seção apropriada. Pronto!

O Word é uma ferramenta muito básica, e ao invés de encontrar "defeitos", é muito mais interessante usufruir de suas funcionalidades, mesmo as mais óbvias. Afinal, escrever um trabalho acadêmico já é uma tarefa bem árdua para perder tempo com problemas desnecessários.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE WORD:

1. Veja os principais atalhos do Word para trabalhos acadêmicos.
2. Confira alguns truques para ganhar tempo utilizando o Word.
3. Saiba como configurar Estilos no Word.


Viu como é fácil formatar seus trabalhos no Word? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico

* Para este post utilizou-se o Word 2007. Fonte: Pos-graduando.